O que são cistos da bolsa de Rathke?
Os cistos da bolsa de Rathke são formações císticas que se desenvolvem a partir da bolsa de Rathke, uma estrutura embrionária na base do cérebro. São considerados benignos e, muitas vezes, não causam sintomas. Entretanto, se volumosos, podem determinar alguns sinais e sintomas.
Quais são os sinais e sintomas?
Muitas vezes, os cistos da bolsa de Rathke são descobertos incidentalmente durante exames de imagem realizados por outros motivos.
Em alguns casos, os cistos podem crescer o suficiente para comprimir estruturas circundantes, levando a sintomas como dores de cabeça, alterações visuais e hormonais (como distúrbios da tireoide, por exemplo).
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico dos cistos da bolsa de Rathke geralmente é feito através de exames de imagem, como ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC) de crânio, em especial, da região selar. Exames hormonais também costumam ser realizados para avaliar se o cisto está afetando as funções hormonais.
E o tratamento?
Nos casos assintomáticos, os cistos da bolsa de Rathke podem ser monitorados ao longo do tempo sem a necessidade de intervenção. Se os sintomas estiverem presentes ou se o cisto estiver causando problemas, o tratamento pode incluir a remoção cirúrgica do cisto geralmente feita por via endoscópica endonasal. É importante ressaltar que cada caso é único, e a abordagem do diagnóstico ao tratamento pode variar dependendo das circunstâncias específicas de cada paciente. Portanto, é fundamental consultar um profissional de saúde para uma avaliação adequada e um plano de tratamento personalizado.
Referências:
Zada, G. (2011). Rathke cleft cysts: a review of clinical and surgical management. Neurosurgical Focus FOC, 31(1), E1