PROCEDIMENTOS

Cirurgia de hipófise

Tratamento cirúrgico de tumores da glândula hipófise

cirurgia de hipófise envolve a ressecção de tumores da hipófise, uma pequena glândula localizada na base do crânio. Esses tumores costumam ter um comportamento benigno, são chamados de adenomas hipofisários e podem afetar a produção de hormônios pela própria glândula, como prolactina, hormônios do crescimento, hormônios tireoidianos, hormônios sexuais e adrenocorticotróficos.

Tais tumores podem causar uma variedade de sintomas, dependendo de seu tamanho e produção hormonal. Alguns dos sintomas incluem alterações visuais, dores de cabeça, alterações menstruais, alterações em crescimento, obesidade e hipertensão arterial.

Existem duas abordagens cirúrgicas principais para a ressecção desses tumores: endoscópica por via nasal e aberta por via transcraniana. A cirurgia endoscópica é realizada através das narinas e é considerada a técnica padrão para a maioria dos tumores da hipófise. Já a cirurgia transcraniana é realizada através de uma incisão na cabeça e é utilizada para tumores maiores ou aqueles que não podem ser removidos através da abordagem endoscópica.

A cirurgia da hipófise pode ser seguida ou precedida por terapia hormonal, dependendo do tipo tumoral. Por isso, o acompanhamento conjunto com endocrinologistas é extremamente importante para oferecer o melhor tratamento possível aos pacientes.

_

ATENDIMENTO

UNIDADES DE ATENDIMENTO

_