PROCEDIMENTOS
Cirurgia para epilepsia
Tratamento cirúrgico de epilepsia refratária
A cirurgia para epilepsia é uma opção de tratamento para pessoas com epilepsia que não responderam a tratamentos medicamentosos tradicionais. O objetivo da cirurgia é identificar e remover a área do cérebro responsável pelas crises epilépticas.
Existem vários tipos de cirurgia para epilepsia, incluindo:
– Amigdalohipocampectomia e lobectomia temporal: consiste na remoção de uma área atrófica do lobo temporal, responsável pela epilepsia mais comum na população adulta;
– Ressecção de displasias corticais: consiste na ressecção de malformações do desenvolvimento cortical, chamadas displasias;
– Calosotomia;
– Estimulação cerebral profunda: consiste na implantação de eletrodos no cérebro que emitem impulsos elétricos para controlar a atividade elétrica anormal.
A escolha do melhor tipo de cirurgia depende de vários fatores, como a localização da área responsável pelas crises, o tipo de crise e o estado geral do paciente.
É importante uma discussão multidisciplinar entre o neurocirurgião e o neurologista clínico para a escolha da melhor abordagem cirúrgica para o paciente.