O que é Síndrome de Cushing?

A síndrome de Cushing representa um estado clínico resultante da exposição crônica a quantidades excessivas de corticoides. Pode ser causada pelo uso prolongado de medicamentos contendo essa substância ou devido à produção anormal pelo próprio organismo.

O que é Doença de Cushing?

A Doença de Cushing refere-se à produção excessiva do hormônio cortisol (um tipo de corticoide endógeno) pelo próprio organismo, desencadeada por um tumor da glândula hipófise. Esse tipo de tumor é conhecido como adenoma hipofisário produtor de ACTH (hormônio adrenocorticotrófico) e estimula a produção de cortisol pelas glândulas adrenais. A doença de Cushing é mais comum em mulheres, com pico de incidência entre a terceira e a quarta décadas de vida.

O cortisol é um hormônio que ajuda a regular a resposta do corpo ao estresse e afeta muitas funções, incluindo o sistema imunológico, o metabolismo, o crescimento e a reprodução.

Quais os sinais e sintomas da Doença de Cushing?

A doença de Cushing pode causar uma variedade de sinais e sintomas, que podem ser físicos, emocionais ou psicológicos. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

• Ganho de peso, especialmente na região abdominal
  • Rosto arredondado, chamado de “lua cheia”
  • Pele fina e frágil com estrias vermelhas ou roxas
  • Fraqueza muscular e fadiga
  • Pressão alta
  • Aumento do apetite
  • Distúrbios do sono
  • Irregularidades menstruais em mulheres
  • Diminuição da libido e impotência em homens
  • Depressão e ansiedade

E como é feito o diagnóstico?

Em geral, são utilizados vários exames laboratoriais para medir os níveis de cortisol no corpo e determinar a causa subjacente da produção excessiva de cortisol. Para o diagnóstico de doença de Cushing, uma Ressonância Magnética de crânio (região selar) é necessária. Porém, a ressonância pode ser normal, quando outros exames e protocolos são necessários.

E qual o tratamento?

O objetivo do tratamento é normalizar os níveis de cortisol no corpo, reduzir os sintomas e prevenir complicações a longo prazo. A opção terapêutica inicial para a Doença de Cushing é a ressecção cirúrgica. Como na maioria das vezes os tumores são pequenos (chamados microadenomas), o principal acesso cirúrgico é por endoscopia endonasal.

O tratamento da doença de Cushing pode ser complexo e deve ser individualizado. É importante trabalhar em conjunto com um endocrinologista para desenvolver um plano de tratamento adequado e monitorar regularmente os níveis de cortisol no corpo.

Comentários estão desativados.